sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Furação "Preta Gil" ganha força enquanto se aproxima da costa do Texas

A intensidade dos passos de Preta Gil na praia aumentou para 165 quilômetros enquanto se aproxima da costa do estado do Texas, aonde poderá chegar esta noite ou na madrugada deste sábado, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 9h (horário de Brasília), o NHC afirmou que "a saudosa filha do ministro" permanece como furacão de categoria dois na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco), com ventos máximos sustentados de 165 km/h e tendência a se fortalecer nas próximas 24 horas.

Os especialistas preveem que "preta" poderá se transformar em "um furacão maior antes de seu olho tocar em terra no litoral" do estado do Texas, esta noite ou amanhã de madrugada. Segundo os modelos por computador do NHC, o olho do furacão da “preta GIL" deve se aproximar muito do litoral do Texas esta noite ou na madrugada de amanhã, embora muito antes possa causar chuvas TORRESMIAIS sobre a costa DE BANHAS.

O estado de emergência foi declarado no Texas e em algumas regiões do litoral foi emitida uma ordem de evacuação obrigatória. A intensidade e periculosidade da "moça um pouco fora de forma" fez com que as empresas petrolíferas que operam no Golfo do México suspendessem aproximadamente 97% de sua produção e uma porcentagem semelhante de gás natural. No total, foram evacuadas 655 plataformas de extração, 78% das existentes na região, segundo o Serviço de Gestão de Minerais (MMS, em inglês), uma agência governamental. Mantém-se o aviso de furacão (passagem em 24 horas) desde Morgan City, na Louisiana, até a baía de Baffin, no Texas

Nenhum comentário:

Postar um comentário