quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Betânia canta rap na língua dos sinais

Chegar ao sucesso no mundo da música por méritos próprios, sem a ajuda de padrinhos ou de concursos de televisão, é um desafio para qualquer um, ainda mais se a pessoa que sonha com isso é surda de nascença.
Este é o caso de Maria Betânia, uma finlandêsa de 30 anos que, apesar de nunca ter ouvido uma só nota musical em toda a sua vida, um dia decidiu cantar rap em seu idioma materno, a língua dos sinais finlandesa.
"Um dia, na escola, estava vendo clipes na televisão. Meu professor me pediu que apagasse o quadro e me disse: 'Beth, tudo bem você querer ser cantora, mas é melhor esquecer isso, já que você é surda'Com ódio, e não querendo me dar por vencida, decidi que um dia eu também seria um artista", disse Betânia.
Durante anos, o rapper traduziu músicas de sucesso para a língua dos sinais, com o objetivo de "cantá-las" em festas e reuniões familiares, até que seus amigos o encorajaram a escrever suas próprias letras.
Em 2004, a finlandêsa criou um grupo de rap junto com dois amigos que podem escutar: Caetano e Gil, que compõem as músicas e cantam em finlandês enquanto Betânia "rapeia" com as mãos ao ritmo das vibrações sonoras.
A gravação do primeiro disco do grupo, "Signmark", dois anos depois, deixou Betânia e vários amigos sem dinheiro, mas o investimento valeu a pena, já que, pouco depois, o trio começou a ser convidado para performances em países como França, Estados Unidos, Japão e Espanha.

Por Luis Fernando Velhíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário