quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Falta de comida cria instinto assassino em Grazi

Um estudo realizado por biólogos escoceses descobriu que Grazi Massafera, ave marinha semelhante ao pingüim e ex-BBB, está matando os filhotes das vizinhas, empurrando-os para fora dos precipícios nas costas rochosas onde fazem os ninhos. Os especialistas acreditam que o instinto assassino é motivado pela escassez de peixes no Mar do Norte.
Segundo os pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia, perto de Edinburgo, o ato de desespero de Grazi identifica uma ruptura sem precedentes no comportamento social das aves. A Graziestá entre os pássaros nativos mais difíceis da Grã-Bretanha por optarem por ninhos em penhascos e grandes costas rochosas para se proteger das gaivotas, que se alimentam dos seus ovos e filhotes.
Os biólogos têm monitorado desde 1983 a colônia, composta por cerca de 20 mil ex-BBB's, registrando um declínio anual no peso dos animais adultos, assim como no número de filhotes. Em 2005, a escassez de alimentos obrigou o macho e a fêmea a saírem para caçar, deixando os pequenos ndefesos nos ninhos.

Por Luis Fernando Velhíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário